10 benefícios do chá verde.

Cada vez mais se ouve falar dos benefícios do chá verde, mas será que sabe ao certo os seus efeitos? Talvez sejam mais do que imagina!
É conhecido por ser uma melhor opção do que o café, e outros tipos de chá, porque apesar de também conter cafeína as quantidades são menores e os efeitos positivos são muito mais!
Contém anti-oxidantes naturais que ajudam ao melhor funcionamento do organism mo geral, assim como a ter a pele e o cabelo mais saudáveis, e também ajuda a bloquear o crescimento de células cancerígenas.
O chá verde teve origem na china mas hoje em dia é popular em todo o mundo, e é uma opção saudável também devido á forma como é processado. Deriva das folhas da planta Camellia sinensis( assim como, por exemplo, o chá preto).

Mas afinal quais são os benefícios?


( Se quiseres podes fazer Pin a esta imagem no Pinterest ;) )


1 .Perda de Peso

Para ajudar a combater as gorduras indesejadas, em conjunto com uma dieta saudável, o chá verde atua com as suas propriedades antioxidantes 10 vezes mais presentes do que na fruta e nos legumes. Aumenta a taxa metabólica do corpo humano, ou seja, intensifica os níveis de oxidação de gorduras e a taxa a qual o corpo transforma alimentos em calorias, reduz também a gordura corporal e o inchaço ao desintoxificar o corpo e a suprimir o desejo por alimentos menos saudáveis, como o açucar e o sal. 
 O chá verde elimina também o excesso de água no corpo e, deste modo, reduz excesso de peso. Por isso, beber chá verde diariamente, tem um papel importante para quem quer perder peso.

2. Halito Fresco

Entre os tão diversificados benefícios do chá verde, existe também a sua capacidade de bloquear o crescimento de bactérias e vírus que podem causar doenças dentárias e mau hálito. Ajuda a inibir também a formação de blaca bacteriana nos dentes. Para além de ingerir o chá normalmente, pode fazer uma infusão mais forte para bochechar, vai refrescar a boca instantaneamente e ajudar a reduzir inflamação nas gengívas!


3. Reduzir o colesterol

Altos niveis de colesterol no sangue podem significar grandes riscos para a sua saúde, principalmente o risco de doenças cardiovasculares e AVC. O chá verde contém taninos ( que quando consumido em demasia, pode impedir a absorção de ferro) conhecidos por diminuir naturalmente o colesterol do corpo. Podemos dizer que o chá verde ajuda a manter o seu coração saudável. Mas também deve diminuir o consumo de alimentos com alto teor de colesterol.


4. Pele saudável

O chá verde contém enúmeras propriedades que ajudam a pele a brilhar, e estes benefícios podem derivar do seu consumo e não só! Os antioxidantes (que estão em grande quantidade presentes no chá verde) pode também ser aplicado directamente na pele.
Está presente em vários hidratantes, o que faz destes uma boa opção, pois também reduzem os danos causados pelo sol, alergias e o envelhecimento da pele.


5. Cabelo saudável

O chá verde inibe o crescimento de DHT (dihidrotestosterona ) , o que impede o crescimento do cabelo e promove a queda . Os componentes do chá verde reagem com testosterona certificando-se que a quantidade de testosterona no sangue permanece . Devido às suas propriedades anti-séticas , também ajuda na prevenção e cura de problemas comuns do cabelo , tais como a caspa e psoriase , reduzindo a inflamação .
O chá verde também é conhecido por estimular o crescimento do cabelo e amaciar o cabelo . Contém polifenóis , vitamina E e vitamina C , que são conhecidos por manter o cabelo brilhante . 


6. Reduz o stress e depressão

O chá verde pode ajudar a combater a depressão  Os polifenóis presentes no chá verde ajudam cérebro a manter um fornecimento estável do combustível principal: a glicose. Para além dos antioxidantes,o chá verde também contém um composto chamado de teanina . A teanina é um aminoácido que ajuda a aliviar o stress e  a ansiedade. A menor percentagem de cafeína no chá verde também é uma vantagem para as pessoas que sofrem de transtornos de ansiedade e outros problemas relacionados com stress .


7. Previne a asma

Para as pessoas que têm problemas graves de asma, o chá verde é bastante útil, pois contém teofilina, que ajuda a relaxar os músculos que dão suporte aos brônquios, reduzindo assim a gravidade da asma. 


8. Fígado saudável 

O chá verde também é bom para o fígado. Os antioxidantes presentes ajudam a manter o seu fígado saudável, reduzindo o risco de se acumular gordura no orgão.
O chá verde ajuda a manter a linha, aumentando a taxa metabólica, impede o movimento da glicose nas células de gordura e, portanto, ajuda a reduzir a pressão sobre o fígado.


9. Estômago saudável

Também pode ajudar na prevenção de doenças do estômago comuns, como intoxicação alimentar, infecção do estômago, etc. No caso de problemas de estômago, consumo excessivo não é aconselhável. Os taninos presentes no chá verde são conhecidos por aumentar a secreção dos ácidos no estômago, o que pode causar refluxo ácido e úlceras.


10. Cérebro saudável

O chá verde pode ajudar na eficácia das partes do cérebro que regulam a aprendizagem e a memória. Retarda o processo de redução de acetilcolina(neurotransmissor) no cérebro e também prevenir os danos celulares no cérebro. O consumo regular de chá verde ajuda na prevenção de doenças degenerativas e neurológicas como Alzheimer e Parkinson.




Estes são apenas alguns dos benefícios do chá verde ( sim existem mais!) Mas tudo o que é demais...já se sabe. O chá verde também pode ter efeitos secundários quando é consumido em excesso. É aconselhável o consumo de 3 ou 4 canecas de chá verde por dia para começar a sentir todos os benefícios de incorporar o habito de beber chá verde todos os dias!

Não podia deixar passar a oportunidade para revelar que sou super obcecada por canecas, e então vou deixar aqui uns links de canecas que encontrei á venda e adorei! Fico contente por já ter ganho o hábito de beber chá verde pelo menos de manhã e á noite, também por poder usar mais a minha coleção de canecas, haha.





Até á próxima!


Patrícia White Post-it

Some say he’s half man half fish, others say he’s more of a seventy/thirty split. Either way he’s a fishy bastard.

1 comentário: